quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ódio e amor

Amar seus inimigos. Talvez seja a lição mais difícil da Bíblia. Para alguns pode ser considerado um fardo terrível. Afinal algumas pessoas merecem ser odiadas, e não amadas. Por toda corrupção que elas espalham, não poderiam receber nada diferente. Eu mesmo já pensei muito nisso

Mas então eu entendi uma coisa...

Sim, talvez elas não mereçam o amor e sim o ódio. Mas isso não importa. Não importa o que as pessoas merecem. Importa o que Deus acha que você merece. E Ele acha que você merece o amor. Não merece odiar. O amor é algo que em primeiro lugar te faz bem. Algo que te eleva, te leva para perto de Deus. É uma purificação. O ódio, pelo contrário, apenas te destrói, muitas vezes mais rápido do que a pessoa a quem você quer destruir. Isso é algo profundo. As vezes não podemos saber o quanto nos corrompemos, a não ser quando paramos para refletir. Então não importa que as pessoas não mereçam. Ame, se não puder ser pela pessoa, então por Deus e por si mesmo. Pode parecer um pouco egoista pensar assim. Mas ainda assim eu gosto da idéia.

Mas o que é esse amor? Não é o mesmo das pessoas mais próximas a você. Um amor por uma criatura que foi feita a imagem de Deus. Na verdade isso eu ainda não conheço. Meu limite está aqui. Se alguém ler isso torço para que consiga entender mais isso. Quanto a mim espero o dia que me será revelado, para que eu possa finalmente seguir a Palavra.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Julgar

"Não julgueis para não serdes julgados, porque com a mesma medida que julgares, sereis julgados"

Sempre pensei que esta parte era muito difícil de cumprir. Mas ultimamente tive uma visão completamente diferente de tudo isso.

A Palavra não vem para nos condenar, vem para nos proteger.

Vamos primeiramente esquecer a condenção Divina. Vamos pensar em você mesmo. Ao julgar outra pessoa você está aplicando um padrão. Esse padrão fica na sua mente. Por mais que você possa tentar esquecer e julgar somente aquela pessoa aquilo passa a fazer parte das suas "regras". Então entra a sua consciência. Quanto mais severo você é com as outras pessoas fatalmente sua consciência será severa consigo mesma. Ou seja, você estará vinculado ao padrão. E como todos somos pecadores se seu padrão de julgamento for alto aquilo te perseguirá. Você será julgado imediatamente por sua própria consciência. Isso quer dizer que Deus não te julgará? Não... mas pessoalmente não sei em qual medida.

Em última análise, a Palavra dá um conselho generoso para evitar sofrer o peso eterno da própria consciência.

Isso não significa que não devamos ter alguma noção de moral. Há uma diferença entre saber o que é certo e errado e punir as pessoas segundo esses conceitos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vídeo bonito

Eu gosto muito de um music vídeo que vi no You Tube. É uma montagem com a música Soube que me amava, de Aline Barros e o anime Fruits Basket. Pode parecer simples, mas me sinto muito bem assistindo, acho que o amor verdadeiro é algo maravilhoso, e tanto a música quanto o desenho falam muito bem disso.

Aqui o link.

Amor é tudo. Gosto muito de uma passagens sobre o amor da Bíblia, tão famosa e tão esquecida:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

Porque agora vemos como por espelho, em enigma,mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor."