quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Desenhar no chão


"Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."

(João 8: 1 - 11)

Há pouco tempo atrás tive um entendimento muito bonito sobre essa parte da Bíblia. São coisas que acontecem, você pode ler um trecho 100 vezes e nada acontecer de extraordinário, mas um dia você lê e tudo parece fazer sentido. Estava lendo isso e me veio a mente Jesus calmamente desenhando no chão (na Bíblia que eu estava lendo vinha "desenhando" e não "escrevendo"). Então as pessoas chegam, cheias de espírito vingador e ele responde com uma simplicidade espetacular e volta a desenhar. Com uma simples frase Jesus desarmou o coração de todos. E ele, que era o único que lá podia condenar a mulher, serenamente a perdoou e pediu-lhe para não mais pecar.

E eu tenho certeza que aquilo falou muito mais fundo no coração daquela mulher do que se fosse severamente punida. Se ela voltou a pecar? Não sei... Mas tenho certeza que aquilo transformou a vida dela de algum modo. Se ela aceitou essa transformação isso só dependia dela. Mas o raio de luz foi jogado para quem estava em trevas.

Mas acho que entendi melhor o que Jesus fala sobre não julgar as pessoas, não guardar rancor, por mais que ela tenha agido injustamente. O rancor envenenava o coração dos homens, que pecadores iguais a ela queriam puni-la. Mas Jesus tinha o perdão, ele que estava livre do pecado. Livre para desenhar no chão, totalmente longe da raiva gerada pelo pecado cometido.

Da próxima vez que estiver em uma situação onde vá me indignar com a impiedade das pessoas espero poder me livrar de todo o grande peso que é essa raiva, esse instinto acusado. Não desejo o peso da indignação em mim, não desejo que o pecado faça em mim frutos eternos. Não, antes espero que não seja eu a apedrejar. Prefiro tentar de alguma forma ajudar jogar o raio de luz, e a restaurar um coração.Quero ser livre dessa mancha. Quero simplesmente desenhar no chão.


Um comentário:

  1. Isso foi muito bonito. Concordo com vc e ostei muito do entendimento que vc teve desta palavra. Tb quero só ficar desenhando co chão.

    =*

    ResponderExcluir